quarta-feira, 22 de junho de 2011

Os Escritos de Ellen G. White: Para o Século 21?

INTRODUÇÃO:

À medida que nos aproximamos do fim, mais tem se manifestado entre o professo povo de Deus um espírito de descontentamento com relação a muitos trechos dos Testemunhos do Espírito Santo. Por serem eles escritos em “tempos passados”, são considerados por muitos como “desatualizados” e, portanto, não tão merecedores de atenção. Muitos têm neutralizado a influência disciplinadora dos Testemunhos sobre suas vidas, aceitando como normativo apenas aquilo de que gostam; e como cultural ou histórico tudo aquilo de que discordam. Mas quanto realmente da palavra dos profetas vale para nós em pleno século 21 (Rm. 15:4)? O que deve durar e por quanto tempo? Aquele que tem ouvidos para ouvir ouça o que diz o Espírito às igrejas (Ap. 3:22).

“Estas coisas lhes sobrevieram como exemplos e foram escritas para advertência nossa, de nós outros sobre quem os fins dos séculos têm chegado.” (I Co. 10:11).

Leia a seguir atentamente, palavras oportunas, escritas pela própria Ellen G. White a esse respeito, sob a inspiração de Deus:

 “Há homens em cargos de responsabilidade entre nós que sustentam que as opiniões de uns poucos supostos filósofos são mais confiáveis do que a verdade bíblica ou os Testemunhos do Espírito Santo. Fé como a de Paulo, Pedro ou João é considerada antiquada e intolerável nos dias modernos. Ela é considerada absurda, mística e indigna de consideração por pessoas inteligentes.  Deus me mostrou que esses homens são Hazaéis para açoitarem o nosso povo. Eles se consideram mais sábios do que o que está escrito.[1] Cada um dos antigos profetas falou menos para seu próprio tempo do que para o nosso, de modo que suas profecias são de utilidade para nós. ‘Estas coisas lhes sobrevieram como exemplos e foram escritas para advertência nossa, de nós outros sobre quem os fins dos séculos têm chegado.’ I Co. 10:11. ‘A eles foi revelado que, não para si mesmos, mas para vós outros, ministravam as coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do Céu, vos pregaram o evangelho, coisas essas que anjos anelam perscrutar.’ I Pe. 1 : 12. [2]
    Abundante luz tem sido comunicada ao nosso povo nestes últimos dias. Seja ou não poupada a minha vida, meus escritos falarão sem cessar, e sua obra irá avante enquanto o tempo durar. Meus escritos são conservados em arquivo no escritório, e mesmo que eu não deva viver, essas palavras que me têm sido dadas pelo Senhor terão vida ainda e falarão ao povo... Talvez eu viva até a vinda do Senhor; se assim não for, porém, confio que seja dito a meu respeito: ‘Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os sigam.’ Ap. 14:13. ...
Acho-me bastante ocupada com o escrever. Cedo e tarde, estou escrevendo os assuntos que o Senhor me expõe. A responsabilidade de minha obra é preparar um povo que subsista no dia do Senhor.[3] Futuramente surgirão enganos de toda espécie, e carecemos de terreno sólido para nossos pés. Necessitamos de sólidos pilares para o edifício. Nem a mínima coisa deverá ser omitida de tudo quanto o Senhor instituiu... Onde acharemos segurança, senão nas verdades que o Senhor tem estado a dar-nos nos últimos cinqüenta anos?[4]
   Solicitamos que você tome sua posição ao lado do Senhor e desempenhe sua parte como súdito leal do reino. Reconheça o dom que tem sido colocado na Igreja para a orientação do povo de Deus nos dias finais da história terrestre.[5]
   Os homens poderão apresentar um ardil após o outro, e o inimigo procurará desviar as almas da verdade, mas todos os que crêem que o Senhor tem falado por intermédio da irmã White, e lhes tem dado uma mensagem, estarão livres dos muitos enganos que surgirão nestes últimos dias."[6]
Amém!

_______________________
Referências.

1 – Testemunhos para a Igreja, vol. 5 pág. 79. 
2 – Mensagens Escolhidas, vol. 3 pág. 338.
3 – Meditações Matinais / 1999, pág. 251.
4 – Review and Herald, 25 de maio de 1905.       
5 – Mensagens Escolhidas, vol. 3 pág. 83.
6 – Eventos Finais, pág. 40.

Veja agora as declarações de pessoas que puderam comprovar e testemunhar quão atuais são estas verdades divinas:

O Dr. Kellogg, um importante pioneiro da obra médica adventista; ainda antes de abandonar a fé do povo remanescente, assim se expressou diante da Assembléia da Associação Geral, em 1897:

"É impossível para qualquer pessoa que não tenha feito um estudo específico de medicina apreciar a natureza maravilhosa da instrução recebida nestes escritos. É maravilhoso, irmãos, olhar para escritos que nos foram dados trinta anos atrás e depois, talvez no dia seguinte, abrir uma revista especializada em medicina e encontrar alguma nova descoberta feita pelo microscópio ou confirmada em laboratório químico, digo, é completamente maravilhoso como eles realmente se harmonizam”. (General Conference Daily Bulletin, 8 de março de 1897, p. 309, citado em Robinson, Our Health Message, pág. 84).

James Nix, então diretor do Patrimônio Ellen G. White em 2004, com sede em Silver Spring, Maryland, EUA, escreve:

“Você deseja ser mais semelhante a Jesus? Deseja uma experiência mais profunda, um relacionamento mais íntimo com Cristo, uma vida mais longa e saudável? Se este é o seu desejo, recomendo que reavive o dom que Deus concedeu à nossa igreja por meio dos escritos de Ellen White. Para mim, eles são tão atuais quanto os jornais da próxima semana, e muito mais relevantes que o mais recente livro sobre auto-ajuda.
Esta é a razão pela qual reconheço a importância dos testemunhos para mim. E creio que a admoestação do rei Josafá ao Israel antigo é tão relevante hoje como no tempo em que foi pronunciada: ‘Crede no Senhor, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos Seus profetas e prosperareis.’ II Crôn. 20:20.” (Trecho do seu artigo “A luz ainda brilha”, publicado na Revista Adventista, Novembro de 2004).

O Pastor Ted Wilson, em seu primeiro sermão como presidente da Associação Geral, pregado no sábado, 03 de Julho de 2010, dirige à igreja essas palavras:

Meus irmãos e irmãs da Igreja Adventista do Sétimo Dia, o Senhor nos deu um dos maiores dons, os escritos do Espírito de Profecia. Assim como a Bíblia, o testemunho da mensageira de Deus para o tempo fim, não é ultrapassado ou irrelevante. [...].
Precisamos ler o Espírito de Profecia, seguir o Espírito de Profecia e apresentá-lo a outros.[...]
O Espírito de Profecia é uma das marcas de identificação do povo de Deus nos últimos dias e, é tão aplicável hoje como nunca, porque nos foi dado pelo próprio céu. Como remanescente fiel de Deus, não podemos tornar sem efeito a preciosa luz dada nos escritos de Ellen G. White.[...]
Avante (Marche), não retroceda! Aceite o Espírito de Profecia como um dos maiores dons concedidos à Igreja Adventista do Sétimo Dia, não apenas no passado, mas ainda mais importante para o futuro. [...]
O Espírito de Profecia é para ser lido com confiança, aplicado, promovido. Não é para ser usado como um chicote, mas deve ser utilizada como uma bênção maravilhosa para dirigir a igreja de Deus nos últimos dias da história deste planeta.
Permita-me frisar uma convicção minha: o Espírito de Profecia não possui nada de antiquado ou arcaico, ele é atual hoje, e continuará sendo até a volta de Cristo. Avante![...]
Marche! Defendendo o reavivamento e reforma; Marche seguindo a Bíblia tal como ela é; Marche! Estudando e defendendo o Espírito de Profecia.” (O sermão completo do Pastor Ted Wilson encontra-se disponível em: Diariodaprofecia.blogspot.com.../marche-sermao-do-pr-ted-wilson.html.)

“0, o presidente Ted Wilson escreve: Em um artigo intitulado “Grande Reavivamento entre o Povo de Deus”, publicado na Revista Adventist World, de Novembro de 2010, na pág. 10, o presidente Ted Wilson escreve:

Apeguemo-nos às verdades da Bíblia, através das quais Deus levantou este movimento do tempo do fim, inclusive o ensino bíblico sobre o dom de profecia. Dos muitos dons dados por Deus ao Seu povo remanescente, esse é um dos maiores. Os escritos de Ellen White oferecem instruções para a vida cristã e são tão relevantes hoje como quando foram escritos um século atrás.Contém verdades vindas do céu.
Leia o Espírito de Profecia, com sua Bíblia, diariamente. Acredite nele. Promova-o. Use-o. Ensine-o. Apóie-o. e você descobrirá um novo poder em sua vida espiritual que o ajudará a andar em novidade de vida.

Saiba mais sobre a atualidade dos conceitos inspirados para a igreja de Deus nos dias finais da História da Terra. Leia nos livros:

Testemunhos para a Igreja, vol. 5:
“Natureza e influencia dos Testemunhos”, pág. 654-691;

Mensagens Escolhidas, vol. 3:
Segunda seção; “Princípios de inspiração”, pág. 28-78;

Eventos Finais:
“Eles têm o Testemunho de Jesus”, pág. 39-40;

Mensageira do SENHOR:
“Ela ainda fala”, pág. 528-533.

Que o SENHOR te Abençoe!

Arlei Pinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou deste artigo? Participe! Deixe aqui seu comentário!